quarta-feira, 1 de julho de 2009

matéria no paraná shimbun



CLIPPING_HARUO OHARA (PAUSA PARA A NEBLINA)
PARANÁ SHIMBUN 27/06/2009

http://www.paranashimbun.com.br/noticias/noticia.asp?nrseq=1793

27/6/2009 - Filme de Haruo Ohara já tem elenco principal definido
Protagonista foi “descoberto” durante a ExpoAcel. Familiares do fotógrafo também vão participar da produção

A semelhança com Haruo Ohara fez do professor Marco Hisatomi a escolha perfeita

Mayhara Nogueira
Especial para o Paraná Shimbun

O elenco principal do novo curta-metragem do cineasta Rodrigo Grota, “Pausa para a neblina”, que dialoga esteticamente com a obra do fotógrafo e imigrante Haruo Ohara, já está escolhido. O projeto, produção da Kinoarte Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina com patrocínio do Ministério da Cultura, já conta com protagonista: o professor universitário Marco Hisatomi, de 43 anos. Segundo o diretor do filme, ao todo serão 16 personagens do elenco principal. Entre eles, a presença de seis filhos de Haruo Ohara. Além disso, alguns personagens que já passaram por outros filmes do diretor poderão fazer a uma ponta especial no filme.

O processo de escolha do elenco do terceiro episódio da “Trilogia do Esquecimento” (série iniciada pelos filmes “Satori Uso” e “Booker Pittman”), de acordo com Grota, superou as expectativas. “Nós estávamos com receio, porque tínhamos uma ideia de que os japoneses fossem mais tímidos e dificilmente estariam disponíveis para tirar uma foto ou participar de um filme”, conta.

Ao todo, 250 pessoas passaram pelo o estande da Kinoarte/Paraná Shimbun nos três dias de feira. “A experiência foi bem bacana. No começo tivemos dificuldades, mas eu pensei que fosse mais complicado”, comenta. Grota conta que a equipe precisou pensar em estratégias para abordar os visitantes da feira. “Quando a gente observava que a pessoa não vinha até o estante por timidez, a gente chegava para conversar e explicar o projeto”, lembra.

Uma das abordagens foi bem sucedida. No final do segundo dia de feira, a produção encontrou o protagonista que interpretará Ohara nas telas: Marco Hisatomi. “No final da feira, sábado à noite, o produtor Bruno Gering, viu um japonesinho tímido, andando com uma máquina fotográfica sobre o peito. Parecia muito o Haruo”.

Segundo Grota, as coincidências são muitas. “Hisatomi tem 43 anos – enquanto vamos retratar o Haruo com 42 anos - , também tira fotos – embora não seja de maneira profissional -, tem o jeito tímido, mas bem humorado, bastante parecido”, comenta o cineasta. Ele conta que, além das semelhanças físicas e psicológicas entre Hisatomi e Ohara, os testes com o professor foram positivos. “Fizemos uma bateria de fotos para ver se tinha condições de trabalharmos juntos, mas mesmo não sendo ator descobrimos que ele tem uma relação boa com a câmera”, afirma.

A respeito da falta de experiência Hisatomi como ator, o cineasta garante que não vai explorar dramaticidade e técnicas de interpretação. Grota afirma que pretende instruir Hisatomi e o restante do elenco a serem eles mesmos. “Não dá para exigir que ele interprete alguma coisa, forçar uma habilidade que talvez ele não tenha, não seria adequado para o filme. Então vamos filmar o que tem dentro dele”, conta.

O mesmo acontecerá as crianças. Parte do elenco principal conta com a participação de nove crianças, de 2 a 15 anos, que interpretarão os nove filhos do Haruo. “Prevendo algumas dificuldades de direção, vou propor brincadeiras, pra deixar a cena mais natural. Também priorizamos escolher crianças que já são amigas e que já se conhecem”, conta.

O restante do elenco principal é ainda formado pela avó do Haruo, uma senhora de 83 anos que tocava shamisen, que será interpretada por Ushi Oshiro de 91 anos, que também é praticante do instrumento. Márcia Kinjo, formada em educação artística e retornou recentemente do Japão, representará a esposa de Haruo.

Haverá participações mais que especiais. Uma delas é a presença dos filhos verdadeiros do fotógrafo, que farão o papel dos pais e sogros do próprio Haruo Ohara. “Vai ser um fato interessante”, menciona. Outra é a presença confirmado do personagem Satori Uso, papel do também professor universitário Rogério Ivano, personagem do primeiro filme de nome homônimo. “Na história imaginamos que na época os dois personagens poderiam ser amigos, poderiam ter se conhecido”, diz Grota.

Outra participação é a presença do presidente da Unimed Londrina, Issao Udihara, que provavelmente fará o papel do professor de fotografia de Haruo, o pioneiro (1882-1972) e corretor da Companhia de Terras Norte do Paraná - responsável pelo registro cinematográfico da colonização de Londrina - Hikoma Udihara. “Fizemos o convite para ele, estamos aguardando”, comenta o cineasta.

Das salas de aula para as telas

O professor de Sistemas de Informação da PUC Londrina e gerente de suporte técnico Marco Hisatomi será o fotógrafo Haruo Ohara, do curta metragem “Pausa para a neblina”. Hisatomi conta que o convite foi uma surpresa. Segundo ele, o interesse de visitar o estande da Kinoarte/Paraná Shimbun na ExpoAcel - local onde estava acontecendo seleção de elenco - foi grande, mas acabou desistindo da ideia. Isso, no entanto, não impediu que o destino agisse.

No final do penúltimo dia da ExpoAcel, ele encontrou com o produtor Bruno Gering no estacionamento da Acel. “O pessoal me abordou. Fiquei surpreso e feliz mas, ao mesmo tempo, inseguro”, explica o professor. Hisatomi conta que conversou com Grota, que mencionou a sua incrível semelhança com fotógrafo Haruo Ohara. “Fiquei na dúvida sobre isso, desconhecia o Haruo. Assim que cheguei em casa, fui pesquisar a vida e a obra do fotógrafo na internet”, conta.

Assim como Haruo Ohara, Hisatami também tem amor à fotografia. O professor comenta que o hobby foi herdado do seu pai, que documentava todos os momentos da família. “Passei a juventude vendo as fotos antigas da minha família”, relembra.

Hisatami não recorda a data certa que começou a fotografar, mas menciona as suas primeiras experiências, na década de 80. “A minha primeira câmera foi adquirida no ano de 1985, mais além também trabalhei em uma empresa de fotografia de formatura”, lembra. Apesar de afirmar que tem um estilo de fotografar, não gosta de comparar o suas fotos ao do Ohara. “A respeito da fotografia, Haruo era extremamente competente, não chego nem aos pés dele”, diz, mas afirma a semelhança ente os aspectos morais do fotografo. “Segundo dados biográficos, o Haruo era sempre destacado com um homem de moral, humilde e também que preservava a família. Sempre procurei seguir essa linha”, afirma.

Para a experiência de ator, Hirashi se sente curioso em saber como será a dinâmica das filmagens. “Estou tranquilo, mas estou na expectativa para saber como farei o papel”. Bem humorado, o professor, que participou na figuração do Gaijin 2, afirma que não é nenhum galã como Tom Cruise e nem o Tom Hanks, não tem experiência em atuação, mas fará o melhor para representar bem a figura do Haruo. “Adorei a ideia do filme, mas é uma responsabilidade grande pelo trabalho que ele deixou e o seu aspecto moral”, menciona. (M.N)

Nenhum comentário:

Postar um comentário