sexta-feira, 26 de junho de 2009

Marco Hisatomi irá interpretar Haruo Ohara



O filme “Haruo Ohara (Pausa para a Neblina)”, produção da Kinoarte com patrocínio do Ministério da Cultura, já conta com um protagonista: o professor Marco Hisatomi, de 43 anos. Ele irá interpretar o principal personagem do curta-metragem: o imigrante, agricultor e fotógrafo Haruo Ohara (1909-1999), responsável por uma obra que compreende cerca de 20 mil fotografias de Londrina produzida ao longo de mais de 50 anos. “Haruo Ohara é certamente o maior artista visual da história de Londrina. Para a Kinoarte é uma honra produzir um filme que dialoga com a sua linguagem”, afirma o diretor e roteirista do curta, Rodrigo Grota.

Terceiro episódio da “Trilogia do Esquecimento” (série iniciada pelos filmes “Satori Uso” e “Booker Pittman”), “Haruo Ohara (Pausa para a Neblina)” será rodado em Londrina e região de 5 a 12 de julho de 2009, incluindo em seu elenco seis dos nove filhos de Haruo Ohara: Tomoko, Hirak, Toyoko e Maria. O filme será ambientado no ano de 1950, incluindo cenas dos tempos em que a família vivia na Chácara Arara (hoje Jardim Santos Dumont). Para o produtor do filme, Bruno Gehring, contar com apoio da família está sendo essencial: “Inicialmente o Saulo Haruo Ohara, neto do Haruo, nos apresentou uma seleção das fotos e muitos dos objetos pessoais do Haruo, antes da doação ao Instituto Moreira Salles. Mais recentemente, em contato com outros familiares, tivemos acesso a muito material que ainda não foi publicado, e a histórias que ajudaram a compor a linguagem do filme. O curta, no entanto, não é sobre a vida de Haruo, e sim, sobre a sua obra”.


O filme "Haruo Ohara (Pausa para a Neblina)" é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) com patrocínio do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual, apoio institucional do Instituto Moreira Salles, Museu Histórico de Londrina, Museu da Imigração Japonesa de Rolândia, Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Londrina, Fazenda Bimini e família Ohara, além do apoio cultural da Itamaraty, Restaurante Kabuto, Happen Pizza, Restaurante Kyodai, Restaurante do Toninho, Restaurante Frigideira, Panificadora Rio Branco, Alice Claus Massas, Meninas dos Olhos Bar, Farmácia Alifarma, Empadaria Nacional, jornal Paraná Shimbun, Kinopus Audiovisual e Revista Taturana.

Mais informações pelo telefone (43) 3026 6932 (Espaço Kinoarte) ou pelos endereços eletrônicos kinoarte@gmail.com e http://pausaparaaneblina.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário